22 de dez. de 2008

Odeio o Natal

Eu odeio o Natal. Não exatamente o Natal, mas o que ele se tornou. É como se fosse uma versão nova do Windows, toda vez que falam sobre ela você fica achando que vai ser algo bonito, original e que vai unir as pessoas, mas depois descobre que além de caro, não serve pra nada e que agora você precisa comprar um monte de coisa pra ele funcionar direito.
Primeiro, o Natal hoje em dia é uma mentira que a maioria das pessoas não sabe ou finge não saber. O Natal deveria ser a comemoração do nascimento de Jesus. Jesus não nasceu no dia 25, muito menos em Dezembro, isso foi alterado pela igreja para transformar no século 13 um feriado pagão,  a comemoração do solstício de verão, numa comemoração católica (algo que a igreja é muito boa em fazer).
Segundo, a figura central do Natal não é mais Jesus, e sim Papai Noel, uma pessoa que sequer jamais existiu e foi transformada no que é hoje em dia pela indústria do consumismo.
Terceiro, é uma assimilação cultural absurda um país como o Brasil usar os valores de um natal com neve, pinheiros e renas e ter como comidas típicas comidas que não fazem parte da nossa cultura.
Quarto, milhões de crianças são forçadas a acreditar em algo eque elas sabem que não é verdadee serem boazinhas apenas para ganharem presentes. Desde pequeno se condiciona as pessoas a só fazerem algo se receberem em troca e acreditar em mentiras porque é a "tradição".
Isso sem falar na hipocrisia, né Koga?

3 comments:

Paulets disse...

vc tem que acreditar que tudo isso eh desculpa pra ficar junto da familia toda!
O Natal une as familias...

Thiago disse...

Rapaz, tudo o que você falou é verdade. Mas, do jeito como as coisas estão, ter um dia no ano em que as pessoas façam algo pelo próximo, em nome de um "espírito natalino"... em que as pessoas sacrificam um pouquinho do seu conforto para estar ao lado das pessoas que se ama... em que as pessoas tentem renovar, mesmo que temporariamente, um pouco da esperança perante a triste realidade do nosso país...
Se tivermos um dia por ano para isso, já muda muita coisa. Pior se não houvesse esse dia.

Unknown disse...

Bruno, tenho uma visão um pouco diferente do Natal, talvez porque a minha família se una nesse dia desde que eu me lembre por gente. Mas concordo com quase tudo que você disse (mesmo pq eu não preciso de desculpa pra ver minha família), tirando a parte da criança acreditar em mentira. Se você diz pro seu filho ser bonzinho SÓ pra ganhar presente é uma idiotice sem tamanho. Mas acreditar em algo fantástico não é assim tão ruim. Então não desqualifique a história porque tem contador ruim por aí...