25 de mai. de 2009

A Cozinha Experimental de brun01

No Dia das Mães, fomos com a minha sogra e cunhada num barzinho da Vila Madalena, e quando chegamos lá, a primeira coisa que disseram foi "Vocês precisam experimentar a polenta de colher!". Bom, pedimos, a primeira veio com queijo então só a paulets comeu. Umas duas horas depois chegou a que eu tinha pedido sem queijo e realmente valeu a pena ter esperado, muito gostosa. Fiz uma nota mental que um dia teria que tentar fazer em casa.
Esse dia foi ontem. Ficou bem gostoso, mesmo sem eu ter colocado azeitona preta como no barzinho e é muito fácil de fazer. Estou colocando uma receita menor porque polenta de colher quando esfria fica sólida e bem menos gostosa.

Polenta de Colher
1 xícara de fubá pré-cozido
1 litro de caldo de legumes (ou do bicho de sua preferência)
01 colher de sopa de margarina
sal a gosto
Molho
06 tomates grandes sem peles e sem sementes picados
01 cebola
04 dentes de alho picados
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas
02 colheres de sopa de azeite
01 xícara de chá de água
01 colher de sopa de orégano
sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma panela coloque o caldo de legumes, a margarina e o sal a gosto. Levar ao fogo alto e quando começar a ferver coloque o fubá e mexa bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficar no ponto "de colher", mexendo de vez em quando.
Em outra panela coloque o azeite, a cebola e o alho, refogue e junte os tomates, a água, o sal e o orégano e deixe reduzindo.
Para servir, coloque em uma cumbuca com um fio de azeite, cubra até a metade com polenta, (para os não veganos) coloque mussarela ou parmesão e por cima o restante da polenta. Cubra com o molho e sirva!
Dessa vez fica sem foto porque fiz correndo pra não perder o cinema (que o meu irmão resolveu dar calote, fdp).

0 comments: